Nos últimos tempos, temos levado um estilo de vida onde enfrentamos demandas cada vez mais exigentes e aceleradas, em uma sociedade progressivamente mais conectada e imersa nas redes sociais.
Viver em um ritmo muito intenso pode entrar em descompasso com os limites da mente e do corpo, que por muitas vezes nos sinaliza que algo não vai bem.
O corpo pode comunicar-se conosco através de sintomas variados, tais como: crises de pânico, maior isolamento social, preocupação excessiva, medos paralisantes, dificuldade em concentrar-se, problemas para dormir, entre outros. A ansiedade também pode estar relacionada a experiências traumáticas e dificuldades de adaptação a mudanças.
É ideal que sempre nos atentemos sobre como nos sentimos na vida, e busquemos tratamento adequado para que esses sintomas não se tornem mais complexos com o passar do tempo, sendo importante frisar que o auto cuidado não se trata de calar sintomas, esses necessitam justamente ser escutados de modo que possamos refletir sobre como chegamos nesse estado de maior angústia.
Neste processo, a psicoterapia com um profissional qualificado pode ser fundamental no cuidado com nossa saúde mental.